sábado, 24 de maio de 2008

Porque é que o nosso balão funcionou?

Eis aqui porque é que a nossa experiência funcionou:

1. O ar quente sobe, pelo que, se estiver no interior de um balão, pode fazê-lo subir para o tecto. O ar no interior do balão foi aquecido por um ventilador (parecido com um grande secador de cabelo). Este sopra constantemente ar quente para manter o balão cheio, até que chega uma altura em que o volume de ar quente no balão é suficiente.


2. O balão é feito de um material leve. Um fino anel de aço em volta do fundo do balão mantém o balão na vertical, fazendo o peso necessário para que este não se vire.


3. Sabes que o ar se dilata quando se aquece. Assim, o balão depressa fica cheio de ar dilatado que é muito mais leve que o ar frio do exterior.


4. Se o ar no interior estiver a 80°C ou mais, o balão e o ar quente no seu interior, é mais leve que o ar frio envolvente, pelo que tenderá a subir como uma rolha dentro de água.


5. Enquanto o balão sobe, o ar no interior arrefece e contrai-se. O ar frio do exterior começa a entrar e o balão torna-se mais pesado, e desce, pronto para a próxima viagem.


Sem comentários: